quarta-feira, 31 de março de 2010

MINISTRA DILMA ROUSSEFF EM SÃO JOÃO DEL-REI

A Ministra Chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, a convite da Universidade Federal de São João del-Rei estará nesta terça-feira dia 06/04 proferindo uma palestra às 20h no Teatro Municipal, a entrada é aberta a todos e de acordo com a ASCOM- Assessoria de Comunicação da UFSJ não será necessária inscrição.

Breve Histórico:

Dilma Vana Rousseff nasceu em Belo Horizonte, no dia 14 de dezembro de 1947, filha do engenheiro e poeta búlgaro Pétar Russév (naturalizado brasileiro como Pedro Rousseff) e da professora Dilma Jane Silva, e desde pequena criada em Uberaba.
Economista de formação, foi educada de modo tradicional no Colégio Sion e depois no Estadual Central, público, o mais renomado da capital mineira. Segundo o jornalista Luiz Maklouf de Carvalho, “a escola era um centro de agitação do movimento secundarista, radicalizado pelo golpe militar do ano anterior. Com 17 anos, muitas leituras e intelectualmente inquieta, Dilma deu ali os primeiros passos de sua educação política”.
Em janeiro de 1970, foi presa e torturada. “Em seus depoimentos judiciais, denunciou as torturas e deu o nome de oficiais militares que delas participaram, por ação ou omissão, entre eles o capitão do Exército Benoni de Arruda Albernaz, presença recorrente na lista de torturadores”, escreve Luiz Maklouf. Passou quase três anos presa.
Em Porto Alegre, conclui a graduação na Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Em 1979, filia-se ao recém-fundado Partido Democrático Trabalhista (PDT), na esteira da anistia política concedida pelos militares a todos os envolvidos na luta contra a ditadura.
Dilma Rousseff ocupou os cargos de secretária da Fazenda da Prefeitura de Porto Alegre (1986-89), presidente da Fundação de Economia e Estatística do Estado do Rio Grande do Sul (1991-93) e secretária de estado de Energia, Minas e Comunicações em dois governos: Alceu Collares (PDT) e Olívio Dutra (PT). Em 2001, assina sua filiação ao Partido dos Trabalhadores.
Com a experiência de gestão no setor público de energia, Dilma coordenou a equipe de Infraestrutura do Governo de Transição entre o último mandato de Fernando Henrique Cardoso e o primeiro de Luiz Inácio Lula da Silva, tornando-se membro do grupo responsável pelo programa de Energia do governo petista. Seu trabalho chamou a atenção do presidente, que a indicou para titular do Ministério de Minas e Energia e posterioemente para chefiar a Casa Civil.

Um comentário:

Anônimo disse...

hello... hapi blogging... have a nice day! just visiting here....