segunda-feira, 2 de junho de 2008

Lei Seca não trás resultados

Apesar de a Lei Seca estar vigorando no Brasil desde o dia 1º de fevereiro deste ano, os acidentes nas rodovias federais tiveram um aumento de 1,13% em relação ao mesmo período do ano passado. A Medida Provisória 415, que proíbe a venda de bebidas alcoólicas nas estradas do país, foi transformada em projeto de conversão, conforme aprovação pela Câmara dos Deputados na última semana.

Segundo o jornal Estado de Minas, dados da Polícia Federal confirmam que ocorreram 32.387 acidentes desde o início de fevereiro, sendo que no ano passado o número chegou a 28.898.

O coordenador de Controle Operacional da PRF em Brasília José Roberto Soares relacionou os números à ampliação da frota de veículos do país, não significando, necessariamente uma falha na lei.

A medida provisória gerou polêmica logo quando foi aprovada. Motoristas alegavam que o consumo de bebidas alcoólicas não seria unicamente responsável pelos acidentes O excesso de velocidade talvez fosse o principal fator de tantas vítimas no trânsito.

Por outro lado, donos de estabelecimentos à beira das estradas federais fizeram vários protestos forçando a câmara a rever a medida. Alguns deles chegaram a ser multados durante o período do Carnaval, pelo desrespeito à norma.

Nenhum comentário: